MEDICINA DENTÁRIA  


Medicina Dentária na zona centro

Corpo Clínico -  Comodidades - Tratamentos 

Corpo Clínico

Medicina Dentária por Especialidades para corresponder ás suas expectativas.

Dra. Francisca Santos Pinto

Médica Dentista

Odontopediatria / Endodontia / Periodontologia

Directora Clínica

Dr. Francisco Pedro Cruz

Médico Dentista / CEO

Generalista                                              

Sócio-Fundador

Dr. João Lagrange

Médico Dentista

Cirurgia Oral avançada / Implantologia


Dra. Bárbara Pessoa Mendes

Médica Dentista


Ortodontia


Melissa Santos

Assistente de consultório 


Patrícia Reis

Assistente de consultório 


Comodidades


A clínica tem equipamentos e meios de última geração aliados a profissionais qualificados para se sentir seguro e em boas mãos.

RAIO-X PANORÂMICO DIGITAL

A ortopantomografia permite visualizar em 2 dimensões toda a cavidade oral e nasal. Permite avaliar dentes ausentes, estádios e trajectória provável de erupção dentária, anomalias dentárias, alterações do número de dentes, fracturas ósseas, existência de terceiros molares (dentes do siso) e a sua posição, avaliação da massa óssea existente, existência de restaurações ou próteses dentárias e analisar as articulações.                                                 

É um exame indolor que demora cerca de 1 minuto, e essêncial para área de Medicina Dentária.             Deve ser efectuado de 5 em 5 anos. Pode ser requerido por pacientes externos à nossa clínica, levando um CD para análise de outro médico. 

RAIO-X DIGITAL

O raio-x digital de consultório permite obter melhor qualidade de imagem e menor exposição à radiação emitida. Permite editar as imagens o que melhora a interpretação e o diagnóstico.

SOFTWARE CLÍNICO DIGITAL

O software digital permite a análise e armazenamento de dados clínicos dos nossos pacientes de forma segura. Também permite efectuar marcações on-line para aumentar a sua comodiade. 

MOTOR CIRURGICO

Motor cirurgico de implantes que permite colocações precisas e fiáveis. 

MOTOR DE ENDODONTIA

Motor de endodontia e limas de níquel-titânio para tratamento dos canais dos dentes permite economia de tempo e melhor qualidade do preparo dos canais, redução da contaminação entre sessões e maior conforto para o paciente.

JACTO DE AIR FLOW

O jacto de bicarbonato de sódio permite a remoção do biofilme não mineralizado supragengival (placa bacteriana, pigmentos e manchas) nos procedimentos de higiene oral. 

CADEIRAS KAVO

Uma cadeira Kavo é sinônimo de excelência e qualidade comprovada.

Fabricação precisa de acordo com os mais altos padrões de qualidade, conforto e assepsia.

CIRURGIA PREVISÍVEL

Software clínico digital para planear a cirurgia de implantes dentários.

LUZ DE BRANQUEAMENTO

A luz led de branqueamento confere ao branqueamento feito em consultório maior rapidez. O peróxido de hidrogénio, agente branqueador, permite a libertação de moléculas de oxigénio que têm a capacidade de clarear as superfícies dentárias sem causar danos no esmalte ou polpa.

LUPAS DE AMPLIAÇÃO

Lupas cirúrgicas de ampliação do campo de trabalho.

BISTURI ELÉCTRICO

Corte e coagulação reguláveis. 

LABORATÓRIO  

Laboratório de apoio à Medicina Dentária.

BIOMATERIAIS


Regeneração óssea e tecidual guiada (osso sintético e membranas de regeneração).

Plasma Rico em factores de crescimento.

ESTERILIZAÇÃO


Todos os nossos instrumentos/materiais são cuidadosamente esterilizados, primeiro com um aparelho de ultrassons, depois são hermeticamente embalados numa seladora e finalmente são colocados em autoclave, onde são submetidos a elevadas temperaturas. Deste modo, todos os microorganismos são eliminados da forma mais eficiente possível. Os materiais mantêm-se estéreis dentro da embalagem até à data em que são abertos na consulta. Procedimento igual a um bloco operatório. Todas as turbinas e peças de mão utilizadas são desinfectadas exteriormente e interiormente eliminando todos os microorganismos (bactérias, vírus e fungos).
O sistema de irrigação das cadeiras dentárias e as restantes superfícies de trabalho são desinfectadas através de produtos certificados pelo Infarmed.

Tratamentos

Uma equipa multidisciplinar de Médicos Dentistas com vasta experiência em cada uma das áreas da Medicina Dentária

CONSULTA PREVENTIVA

A prevenção é o melhor remédio

Manter uma boa higiene oral é fundamental para um bem estar geral. Nesta consulta o foco é prevenção e o controle de patologias dentárias assim como a promoção da saúde oral. Em geral deve ser efectuada de 6 em 6 meses de forma a fazer o despiste de doenças ou em ocasiões de Pré-Gravidez. 

HIGIENE ORAL

Profilaxia dentária



Conjunto de procedimentos que visam a remoção de placa bacteriana, tártaro e pigmentação dos dentes utilizando instrumentos específicos tais como Ultra-Sons (destartarizador), curetas, jacto de Bicarbonato de Sódio, escovas de polimento e aplicações de flúor.

ODONTOPEDIATRIA

Crianças e jovens até aos 16 anos

Uma criança não é um adulto em ponto pequeno e por isso promovemos tratamentos tendo em conta as especificidades da faixa etária em questão. Recomendamos que a primeira consulta se realize a partir do momento em que apareçam os primeiros dentes.Nestas consultas a atenção foca-se na prevenção, aplicação de flúor e selantes, tratamento de cáries e acompanhamento ortodôntico preventivo. 

ENDODONTIA

Tratamento dos canais dentários

Área de que dedica ao interior dos canais dentários, constituídos por vasos sanguíneos e nervos. Quando existe patologia da polpa dentária (dor / infecção), esta deve ser removida. Segue-se a limpeza química dos canais e a sua obturação com um material biocompatível. Na nossa clínica utilizamos a endodontia mecanizada que permite redução do tempo de trabalho e de contaminações entre sessões e melhorar a preparação dos canais dentários.

PERIODONTOLOGIA

Tecidos de suporte dos dentes

As doenças gengivais são uma das causas primordiais para a perda de dentes. Os problemas gengivais podem dividir-se em: gengivite e peridontite. A gengivite é caracterizada por inflamação e vermelhidão das gengivas. Quando não é controlada, pode haver aumento da infecção bacteriana e evoluir para periodontite. Doenças periodontais descontroladas aumentam o risco de complicações em pessoas com problemas cardiovasculares e renais. O excesso ou défice de tecido gengival também pode ser corrigido recorrendo á Cirurgia Plástica Gengival.

DENTISTERIA

Restaurações dentárias           

Área mais comum da Medicina Dentária dado que a cárie dentária é uma doença que afecta quase 90 por cento da população, provocada pela acção de determinadas bactérias que podem originar a destruição parcial ou total do dente. A Dentisteria é responsável pelo tratamento de dentes com cáries, susbtituição de restaurações insatisfatórias, dentes com fracturas ou forma inadequada, encerramento de espaços entre outros.

IMPLANTOLOGIA

Implantes unitários ou multiplos

Um implante dentário é um dispositivo médico de titânio que exerce a função da raiz. Requer uma cirurgia própria de colocação e tempo de osteointegração (união ao osso). Permite a substituição de um ou vários dentes, sustentar coroas, estabilizar próteses ou auxílio ao tratamento ortodontico. 

ORTODONTIA

Ortodontia removível e fixa

O tratamento ortodôntico em adultos e crianças é cada vez mais prática corrente.Dispomos de um conjunto alargado de soluções de tratamento, sejam removíveis ou fixas, que permitem movimentar os dentes, retrair os músculos e alterar o crescimento mandibular.Os aparelhos fixos são compostos por brackets ligados entre si por arcos metálicos e elásticos. Existem brackets em metal e brackets em cerâmica ( estéticos ). Um tratamento ortodôntico correcto permite melhorar não só a estética, assim como facilitar a higiene diária, prevenir lesões nas articulações, melhorar a fala e a mastigação.

OCLUSÃO             Articulação Temporo-mandibular

Área dedicada às más oclusões, disfunções temporo-mandibulares ( ATM ) e das estruturas associadas.Os sintomas mais comuns são dor e desconforto na face, ouvidos e cabeça. Também pode experimentar sensações como a redução de audição, vertigens e limitações na abertura da boca, bloqueio, desvio da mandíbula e dificuldades na mastigação.É possível fazer o controlo dos sintomas na maior parte dos casos com a utilização de medicação, goteiras e fisioterapia.O tratamento da disfunção da ATM passa pela eliminação das principais causas, tratamento ortodôntico, por repor as peças dentárias perdidas ou através de cirurgia.

CIRURGIA ORAL

Simples e avançada

Extrações dentárias unitárias ou múltiplas de dentes erupcionados ou inclusos. Remoção de lesões duras ou moles da cavidade oral e estruturas anexas.

BRANQUEAMENTO

Em consultório ou ambulatório

Gel à base de Peróxido de Hidrogénio, aplicado nas supefícies dentárias, penetra nos poros dos dentes libertando moléculas de O2 que promovem o branqueamento sem causar danos no esmalte ou polpa. Pode ser feito em casa ou no consultório mediante diferentes concentrações do gel branqueador. Existe também o branqueamento interno para dentes escurecidos e não-vitais.

ESTÉTICA DENTÁRIA

Sorriso perfeito

Conjunto de procedimentos estéticos e cosméticos para que se sinta orgulhoso do seu sorriso. Desde correcções de pequenas imperfeições a alterações significativas.

PRÓTESE REMOVÍVEL

Prótese parcial / total acrílica 

As próteses removíveis acrílicas não têm metal na sua constituição e podem ser parciais ou totais e destinam-se a substituir um ou mais dentes. Este tipo de prótese é mantida na boca pelas retenções presentes nos dentes que ainda restam ou nos tecidos moles e demoram alguns dias ou mesmo semanas até que se sinta confortável. As próteses dentárias devem ter apenas utilização durante o dia de modo a deixar repousar as gengivas. Tenha o cuidado de higienizar não só os seus dentes como as próprias próteses.De modo a garantir um uso confortável e seguro das suas próteses, deve agendar consultas de revisão com o objetivo de ajustar e/ou corrigir algum aspeto.

Prótese de cromo-cobalto      ( Esquelética )

As próteses removíveis de cromo-cobalto podem ser parciais ou totais e destinam-se a substituir um ou mais dentes. Em relação ás próteses acrílicas, estas são mais retentivas, resistentes e confortáveis. Dada á sua menor espessura têm uma habituação mais facilitada.No entanto exigem que a situação dentária não se altere em demasia. As próteses dentárias devem ter apenas utilização durante o dia de modo a deixar repousar as gengivas. Tenha o cuidado de higienizar não só os seus dentes como as próprias próteses. De modo a garantir um uso confortável e seguro das suas próteses, deve agendar consultas de revisão com o objetivo de ajustar e/ou corrigir algum aspeto.

PRÓTESE FIXA

Coroas metálo-cerâmicas

Coroas metalo-cerâmicas são constituídas por metal na parte interna, o que proporciona maior resistência e durabilidade, e cerâmica na parte externa, que confere formato e cor semelhante aos dentes naturais. Requer um preparo do dente a 360 graus para a sua cimentação/adesão, impressões detalhadas e colocação de coroa provisória durante o tempo de trabalho do laboratório.

Coroas de cerâmica

As coroas de cerâmica não têm metal na sua constituição e são mais estéticas, ideais para dentes do sector anterior. Actualmente existem no mercado vários tipo de coroas em cerâmica. Requer um preparo do dente a 360 graus para a sua cimentação/adesão, impressões detalhadas e colocação de coroa provisória durante o tempo de trabalho do laboratório.

Facetas dentárias

As facetas dentárias são finas capas de cerâmica aderidas aos dentes de forma permanente, permitindo alterações rápidas e notórias da estética do seu sorriso. Tratamento ideal para melhorar a sua aparência, seja pela correção da cor, forma ou posição dos dentes na arcada. Requer um ligeiro desgaste na superficie externa dos dentes para a sua adesão, impressões detalhadas e colocação de facetas provisórias durante o tempo de trabalho do laboratório.

Pontes e pônticos suspensos

As pontes podem ser metalo-cerâmicas ou de cerâmica. Têm a finalidade de reabilitar um dente perdido com o auxilio dos dois dentes anexos.  Requer um preparo dos dentes a 360 graus para a sua cimentação/adesão, impressões detalhadas e colocação de uma ponte provisória durante o tempo de trabalho do laboratório.

REABILITAÇÃO ORAL

Terceira Dentição

Conjunto de procedimentos que abrangem diversas áreas da Medicina Dentária, de forma a devolver condições severamente comprometidas, tais como saúde, função e estética.