Medicina Dentária  


O seu Dentista em Torres Novas

Corpo Clínico -  Comodidades - Tratamentos 

Corpo Clínico

Uma equipa multidisciplinar para corresponder ás suas expectativas.

Dra. Francisca Santos Pinto

Médica Dentista

Odontopediatria / Endodontia / Periodontologia


Dr. Francisco Pedro Cruz

Médico Dentista / CEO

Generalista 


Dr. João Lagrange

Médico Dentista

Cirurgia Oral avançada / Implantologia


Dra. Bárbara Mendes

Médica Dentista


Ortodontia


Melissa Santos

Assistente de consultório 


Ass. C

Assistente de consultório 


Comodidades


A clínica tem equipamentos e meios de última geração aliados a profissionais qualificados para se sentir seguro e em boas mãos.

RAIO-X PANORÂMICO DIGITAL

A ortopantomografia permite visualizar em 2 dimensões toda a cavidade oral e nasal. Permite avaliar dentes ausentes, estádios e trajectória provável de erupção dentária, anomalias dentárias, alterações do número de dentes, fracturas ósseas, existência de terceiros molares (dentes do siso) e a sua posição, avaliação da massa óssea existente, existência de restaurações ou próteses dentárias e analisar as articulações.                                                 

É um exame indolor que demora cerca de 1 minuto, e essêncial para área de Medicina Dentária.             Deve ser efectuado de 5 em 5 anos. Pode ser requerido por pacientes externos à nossa clínica, levando um CD para análise de outro médico. 

RAIO-X DIGITAL

O raio-x digital de consultório permite obter melhor qualidade de imagem e menor exposição à radiação emitida. Permite editar as imagens o que melhora a interpretação e o diagnóstico.

SOFTWARE CLÍNICO DIGITAL

O software digital permite a análise e armazenamento de dados clínicos dos nossos pacientes de forma segura. Também permite efectuar marcações on-line para aumentar a sua comodiade. 

MOTOR CIRURGICO

Motor cirurgico de implantes que permite colocações precisas e fiáveis. 

MOTOR DE ENDODONTIA

Motor de endodontia e limas de níquel-titânio para tratamento dos canais dos dentes permite economia de tempo e melhor qualidade do preparo dos canais, redução da contaminação entre sessões e maior conforto para o paciente.

JACTO DE AIR FLOW

O jacto de bicarbonato de sódio permite a remoção do biofilme não mineralizado supragengival (placa bacteriana, pigmentos e manchas) nos procedimentos de higiene oral. 

CADEIRAS KAVO

Uma cadeira Kavo é sinônimo de excelência e qualidade comprovada.

Fabricação precisa de acordo com os mais altos padrões de qualidade, conforto e assepsia.

CIRURGIA PREVISÍVEL

Software clínico digital para planear a cirurgia de implantes dentários.

LUZ DE BRANQUEAMENTO

A luz led de branqueamento confere ao branqueamento feito em consultório maior rapidez. O peróxido de hidrogénio, agente branqueador, permite a libertação de moléculas de oxigénio que têm a capacidade de clarear as superfícies dentárias sem causar danos no esmalte ou polpa.

LUPAS DE AMPLIAÇÃO

Lupas cirúrgicas de ampliação do campo de trabalho.

BISTURI ELÉCTRICO

Corte e coagulação reguláveis. 

DENTAL LAB

Laboratório de apoio à Medicina Dentária.

Tratamentos

Uma equipa multidisciplinar de Médicos Dentistas com vasta experiência em cada uma das áreas da Medicina Dentária

CONSULTA PREVENTIVA

A prevenção é o melhor remédio

Manter uma boa higiene oral é fundamental para um bem estar geral. Nesta consulta o foco é prevenção e o controle de patologias dentárias assim como a promoção da saúde oral. Em geral deve ser efectuada de 6 em 6 meses de forma a fazer o despiste de doenças ou em ocasiões de Pré-Gravidez. 

HIGIENE ORAL

Profilaxia dentária



Conjunto de procedimentos que visam a remoção de placa bacteriana, tártaro e pigmentação dos dentes utilizando instrumentos específicos tais como Ultra-Sons (destartarizador), curetas, jacto de Bicarbonato de Sódio, escovas de polimento e aplicações de flúor.

ODONTOPEDIATRIA

Crianças e jovens até aos 16 anos

Uma criança não é um adulto em ponto pequeno e por isso promovemos tratamentos tendo em conta as especificidades da faixa etária em questão. Recomendamos que a primeira consulta se realize a partir do momento em que apareçam os primeiros dentes.Nestas consultas a atenção foca-se na prevenção, aplicação de flúor e selantes, tratamento de cáries e acompanhamento ortodôntico preventivo. 

ENDODONTIA

Tratamento dos canais dentários

Área de que dedica ao interior dos canais dentários, constituídos por vasos sanguíneos e nervos. Quando existe patologia da polpa dentária (dor / infecção), esta deve ser removida. Segue-se a limpeza química dos canais e a sua obturação com um material biocompatível. Na nossa clínica utilizamos a endodontia mecanizada que permite redução do tempo de trabalho e de contaminações entre sessões e melhorar a preparação dos canais dentários.

PERIODONTOLOGIA

Tecidos de suporte dos dentes

As doenças gengivais são uma das causas primordiais para a perda de dentes. Os problemas gengivais podem dividir-se em: gengivite e peridontite. A gengivite é caracterizada por inflamação e vermelhidão das gengivas. Quando não é controlada, pode haver aumento da infecção bacteriana e evoluir para periodontite. Doenças periodontais descontroladas aumentam o risco de complicações em pessoas com problemas cardiovasculares e renais. O excesso ou défice de tecido gengival também pode ser corrigido recorrendo á Cirurgia Plástica Gengival.

DENTISTERIA

Restaurações dentárias           

Área mais comum da Medicina Dentária dado que a cárie dentária é uma doença que afecta quase 90 por cento da população, provocada pela acção de determinadas bactérias que podem originar a destruição parcial ou total do dente. A Dentisteria é responsável pelo tratamento de dentes com cáries, susbtituição de restaurações insatisfatórias, dentes com fracturas ou forma inadequada, encerramento de espaços entre outros.

IMPLANTOLOGIA

Implantes unitários ou multiplos

Um implante dentário é um dispositivo médico de titânio que exerce a função da raiz. Requer uma cirurgia própria de colocação e tempo de osteointegração (união ao osso). Permite a substituição de um ou vários dentes, sustentar coroas, estabilizar próteses ou auxílio ao tratamento ortodontico. 

ORTODONTIA

Ortodontia removível e fixa

O tratamento ortodôntico em adultos e crianças é cada vez mais prática corrente.Dispomos de um conjunto alargado de soluções de tratamento, sejam removíveis ou fixas, que permitem movimentar os dentes, retrair os músculos e alterar o crescimento mandibular.Os aparelhos fixos são compostos por brackets ligados entre si por arcos metálicos e elásticos. Existem brackets em metal e brackets em cerâmica ( estéticos ). Um tratamento ortodôntico correcto permite melhorar não só a estética, assim como facilitar a higiene diária, prevenir lesões nas articulações, melhorar a fala e a mastigação.

OCLUSÃO             Articulação Temporo-mandibular

Área dedicada às más oclusões, disfunções temporo-mandibulares ( ATM ) e das estruturas associadas.Os sintomas mais comuns são dor e desconforto na face, ouvidos e cabeça. Também pode experimentar sensações como a redução de audição, vertigens e limitações na abertura da boca, bloqueio, desvio da mandíbula e dificuldades na mastigação.É possível fazer o controlo dos sintomas na maior parte dos casos com a utilização de medicação, goteiras e fisioterapia.O tratamento da disfunção da ATM passa pela eliminação das principais causas, tratamento ortodôntico, por repor as peças dentárias perdidas ou através de cirurgia.

CIRURGIA ORAL

Simples e avançada

Extrações dentárias unitárias ou múltiplas de dentes erupcionados ou inclusos. Remoção de lesões duras ou moles da cavidade oral e estruturas anexas.

BRANQUEAMENTO

Em consultório ou ambulatório

Gel à base de Peróxido de Hidrogénio, aplicado nas supefícies dentárias, penetra nos poros dos dentes libertando moléculas de O2 que promovem o branqueamento sem causar danos no esmalte ou polpa. Pode ser feito em casa ou no consultório mediante diferentes concentrações do gel branqueador. Existe também o branqueamento interno para dentes escurecidos e não-vitais.

ESTÉTICA DENTÁRIA

Sorriso perfeito

Conjunto de procedimentos estéticos e cosméticos para que se sinta orgulhoso do seu sorriso. Desde correcções de pequenas imperfeições a alterações significativas.

PRÓTESE REMOVÍVEL

Prótese parcial / total acrílica 

As próteses removíveis acrílicas não têm metal na sua constituição e podem ser parciais ou totais e destinam-se a substituir um ou mais dentes. Este tipo de prótese é mantida na boca pelas retenções presentes nos dentes que ainda restam ou nos tecidos moles e demoram alguns dias ou mesmo semanas até que se sinta confortável. As próteses dentárias devem ter apenas utilização durante o dia de modo a deixar repousar as gengivas. Tenha o cuidado de higienizar não só os seus dentes como as próprias próteses.De modo a garantir um uso confortável e seguro das suas próteses, deve agendar consultas de revisão com o objetivo de ajustar e/ou corrigir algum aspeto.

Prótese de cromo-cobalto      ( Esquelética )

As próteses removíveis de cromo-cobalto podem ser parciais ou totais e destinam-se a substituir um ou mais dentes. Em relação ás próteses acrílicas, estas são mais retentivas, resistentes e confortáveis. Dada á sua menor espessura têm uma habituação mais facilitada.No entanto exigem que a situação dentária não se altere em demasia. As próteses dentárias devem ter apenas utilização durante o dia de modo a deixar repousar as gengivas. Tenha o cuidado de higienizar não só os seus dentes como as próprias próteses. De modo a garantir um uso confortável e seguro das suas próteses, deve agendar consultas de revisão com o objetivo de ajustar e/ou corrigir algum aspeto.

PRÓTESE FIXA

Coroas metálo-cerâmicas

Coroas metalo-cerâmicas são constituídas por metal na parte interna, o que proporciona maior resistência e durabilidade, e cerâmica na parte externa, que confere formato e cor semelhante aos dentes naturais. Requer um preparo do dente a 360 graus para a sua cimentação/adesão, impressões detalhadas e colocação de coroa provisória durante o tempo de trabalho do laboratório.

Coroas de cerâmica

As coroas de cerâmica não têm metal na sua constituição e são mais estéticas, ideais para dentes do sector anterior. Actualmente existem no mercado vários tipo de coroas em cerâmica. Requer um preparo do dente a 360 graus para a sua cimentação/adesão, impressões detalhadas e colocação de coroa provisória durante o tempo de trabalho do laboratório.

Facetas dentárias

As facetas dentárias são finas capas de cerâmica aderidas aos dentes de forma permanente, permitindo alterações rápidas e notórias da estética do seu sorriso. Tratamento ideal para melhorar a sua aparência, seja pela correção da cor, forma ou posição dos dentes na arcada. Requer um ligeiro desgaste na superficie externa dos dentes para a sua adesão, impressões detalhadas e colocação de facetas provisórias durante o tempo de trabalho do laboratório.

Pontes e pônticos suspensos

As pontes podem ser metalo-cerâmicas ou de cerâmica. Têm a finalidade de reabilitar um dente perdido com o auxilio dos dois dentes anexos.  Requer um preparo dos dentes a 360 graus para a sua cimentação/adesão, impressões detalhadas e colocação de uma ponte provisória durante o tempo de trabalho do laboratório.

REABILITAÇÃO ORAL

Terceira Dentição

Conjunto de procedimentos que abrangem diversas áreas da Medicina Dentária, de forma a devolver condições severamente comprometidas, tais como saúde, função e estética.