Perguntas Frequentes


Com que periodicidade devo substituir a minha escova de dentes?


Normalmente de 3 em 3 meses deverá mudar para uma nova escova. As cerdas com mais de 3 meses limitam uma boa higienização.

Quais os cuidados a ter para manter uma boa saúde oral?


Deverá escovar os dentes 2 a 3 vezes ao dia com um dentífrico com flúor. Utilize fita dentária para higienizar os espaços inter-dentários. Não se esqueça de manter um dieta equilibrada.


Tenho sangramento das gengivas. O que poderá ser?


O sangramento gengival está relacionado com vários factores. As causas poderam ser desde higiene oral insatisfatória, excesso de vigor durante a escovagem, gravidez, entre outros. Deverá marcar uma consulta de avaliação de Medicina Dentária. 


Durante a gravidez os meus dentes ficam fracos porque perdem cálcio?


Não. O cálcio armazenado no interior dos dentes está sob uma forma estável e não entra na circulação sistémica. No entanto a gravidez pode causar mais sangramento gengival.


Porque devo visitar o Médico Dentista 2 vezes ao ano?


É recomendado que faça uma consulta de 6 em 6 meses de forma a manter uma boa sáude oral, onde por norma se faz uma destartarização e se avalia o aparecimento precoce de alguma cárie ou lesão.


Que medicação devo tomar quando estou com dores?


Nunca se deve auto-medicar. Procure o mais rápido possível o seu Médico Dentista.


Estou com um abcesso na cara. O que devo fazer?


Deve marcar uma consulta de imediato com o Médico Dentista. Um abcesso de origem dentária não se resolve com medicação. O dente terá de ser tratado obrigatóriamente. Pode colocar uma compressa fria ou gelo no local se houver inflamação. 


Com que idade se deve fazer a primeira consulta de Medicina Dentária?


A partir do primeiro ano de idade deverá fazer uma consulta de Odontopediatria com o seu filho de forma a criar habituação e restringir o medo, e avaliar o estado geral da cavidade oral.


Os dentes de leite têm de ser tratados?


Sim. É fundamental que os dentes decíduos (ou de leite) sejam tratados para não comprometerem a mastigação, a fonética e preservarem o espaço necessário para a erupcção dos dentes definitivos.


Devo fazer a higienização de coroas ou próteses dentárias ?


A higienização de coroas, pontes ou próteses deve ser encarada de igual modo em relação aos dentes naturais. 


Devo tirar as próteses removíveis durante a noite?


Sim. É importante fazer o descanso nocturno das próteses removíveis de forma a evitar inflamação das gengivas por excesso de tempo de contacto entre a prótese e a mucosa oral.


O que é uma Ortopantomografia?


É um exame complementar de diagnóstico fundamental que avalia em duas dimensões toda a cavidade oral.


Tenho os dentes tortos. Devo utilizar aparelho?


Ter dentes desalinhados não é um problema meramente estético. Uma desarmonia dentária poderá aumentar o índice de cáries, tártaro e doenças gengivais porque a escovagem fica mais dificultada. Pode causar também problemas articulares. 


O branqueamento dentário danifica os dentes?


Não. O gel branqueador utilizado por Médicos Dentistas cumpre todas as normas exigidas por lei. Não aconselhamos que faça branqueamento dentário caseiro ou em locais que não são direccionados para o efeito.


Qual é a duração de um branqueamento dentário?


Depende de vários factores tais como se é fumardor, consume de bebidos alcoólicas, café, corantes entre outros. Se tiver uma boa higiene oral um branqueamento dentário poderá manter-se por meses ou anos.


Todas as pessoas podem fazer um branqueamento dentário?


À partida sim. Para que possa ser um canditato a este tratamento é necessário uma consulta prévia. Não deve ser efectuado com a presença de cáries em boca, doença periodontal ou patologia do esmalte dentário.